Prevenção de poeira e dissipador de calor – Um DVR regular é posicionado em um espaço aberto/bem ventilado e possui um design simples para dissipar o calor em uma faixa de temperatura de -10° a 50° C.
Um DVR móvel é projetado para instalação em espaços e compartimentos apertados, onde as temperaturas de trabalho podem variar de -20° a 70° C, e os níveis de umidade podem chegar a 95%. O material e a construção do DVR móvel permitem a dissipação de calor, ao mesmo tempo em que impedem a entrada de poeira.
Conector de cabos – Um DVR regular utiliza cabo conector BNC/RCA, enquanto o DVR móvel utiliza um conector de aviação de 4 pinos bloqueável para conectar as câmeras, o que é uma interface resistente e sólida que garante a transmissão contínua de energia, sinais e outros dados sem falhas.
Transmissão de dados – A transmissão costumava ser o elo mais fraco para muitos DVRs móveis, no entanto, isso mudou graças aos avanços na tecnologia sem fio. Anteriormente, a inovação nos DVRs móveis estava atrasada, pois a capacidade dos fabricantes de oferecer valor aos usuários era limitada devido às possibilidades de transmissão restritas. Devido à volatilidade da largura de banda, mesmo o Wi-Fi não era tão importante como alguns esperavam.
A disponibilidade de redes 4G e, mais recentemente, 5G, possibilitou uma ampla gama de funções adicionais. Anteriormente, não era viável enviar dados em tempo real adquiridos do veículo, como vídeo, posição, sinais de frenagem, velocidade e medições inerciais. Tudo isso, no entanto, é possível com um DVR móvel. Além disso, ele pode oferecer funcionalidades de intercomunicação.