Com esta evolução dos protocolos, surge o PROFINET – que é a evolução natural da rede PROFIBUS – tornando possível a comunicação em alta velocidade, com grande volume de dados e, principalmente, usando o mesmo padrão elétrico adotado pelas redes Ethernet tradicionais e junto com seus principais protocolos já conhecidos.
A EtherNet/IP foi desenvolvida a partir do Common Industrial Protocol (CIPTM), que é um conjunto de padrões abertos que todas as empresas de automação devem manter. A ODVA é a organização que suporta o CIP através de seus quatro protocolos industriais – EtherNet/IP, DeviceNet, ControlNet e CompoNet. Em outras palavras a EtherNet/IP é simplesmente uma implementação do Common Industrial Protocol. Ele foi projetado para se comunicar através da EtherNet padrão usada em nossas redes domésticas e comerciais. O “IP” em EtherNet/IP significa Industrial Protocol, diferente do idioma de comunicação padrão da Internet dos PCs conhecidos como TCP/IP.
Pensando e se preocupando com isso a JUUKO Brasil começa um projeto de comunicação com os seus Rádios Controles Série M, além das saídas a reles e analógica (0-10V), estamos em busca das saídas PROFINET e EtherNet/IP.